top of page

Amizade com amigos, Psicoterapia somente com Psicólogo! #SemanadaPsicoterapia


semanadapsicoterapia

Todos nós em algum momento das nossas vidas em alguma situação desagradável já recorreu aos amigos. Seja para conversar e desabafar, sair para algum lugar ou qualquer outra atividade para tentar esquecer ou distrair-se do problema que está enfrentando. É muito saudável e fundamental ter uma rede de amigos para se divertir e poder dividir tanto as alegrias quanto os problemas, porém ter bons amigos não significa que não exista a necessidade de recorrer a um psicólogo.

Sair para encontrar com os amigos para se divertir e desabafar sobre as situações que ocorrem em nossas vidas pode e é uma atividade muito prazerosa, porém ela não substitui a necessidade da psicoterapia em muitos casos. Ok, ok, você pode estar pensando neste momento: “Já passei por uma situação muito difícil e meus amigos tiveram grande importância naquele momento e não precisei de psicólogo.” Ótimo! Ter uma rede de amigos é fundamental em nossas vidas e algumas vezes ela é acionada durante o processo da psicoterapia, mas eu lhe pergunto: Será que realmente o problema em questão foi resolvido? Posso afirmar que provavelmente não. As chances de você recair neste problema existem pelo simples fato que sem um tratamento especializado você somente passa pelo problema e não desenvolve estratégias e alternativas para lidar e/ou evitar essa situação. Quando cito acima “tratamento especializado” este pode ocorrer com um Psicólogo.

O Psicólogo é um profissional da saúde que atende a partir dos princípios éticos da profissão, inscrito no conselho regional de Psicologia de seu estado, que estudou e foi treinado para ouvir sem julgamentos, compreender como se desenvolveu a personalidade de cada pessoa e os motivos pelos quais ela percebe e como se comporta a cada situação de uma forma específica, para então desenvolver um plano de atendimento para cada paciente. Durante o processo, além de auxiliar o paciente a buscar soluções e alternativas para lidar com os problemas, desenvolvem-se outras questões que o mesmo tenha dificuldades, como por exemplo: autonomia, desempenho, limites, espontaneidade, aceitação, entre tantas outras que possam aparecer.

“Ah mas eu conheço meu amigo muito bem e sei como EU resolveria esta situação então vou orientá-lo da mesma forma.” Pois bem, você saberia como resolver tal questão mas por mais que ele concorde com sua opinião, muitas vezes ele não consegue agir de tal forma, e se o faz, sofre ainda mais. Isso acontece pelo fato que cada pessoa desenvolve sua personalidade a partir do temperamento e das experiências que viveu no seu desenvolvimento, por isso a importância da Psicoterapia. Psicólogo não bate papo nem dá conselhos, ele auxilia no processo de desenvolvimento e bem estar emocional do paciente utilizando ferramentas e técnicas aprendidas durante a formação acadêmica e demais formações posteriores.

Mantenha seus amigos e continue sendo um bom amigo, mas não deixe de aconselhar ou incentivar que alguém em sofrimento procure a Psicoterapia como recurso.

Fernanda Becker psicóloga

A Semana da Psicoterapia foi uma iniciativa das Parceiras do site Saúde das Emoções, em busca de esclarecer as dúvidas que ainda pareiam a Psicologia e o ato de fazer terapia com um Psicólogo. Do dia 23 de outubro ao dia 30, iremos publicar textos, vídeos e imagens todos os dias, esclarecendo suas questões, buscando quebrar de vez a vergonha em fazer terapia!


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page