top of page

O ministério da saúde adverte: Doulas fazem bem à sua saúde

Não é a toa que a doula vem ganhando cada vez mais espaço na vida de gestantes, pois seu papel é fundamental quando pensamos em um parto mais humanizado. Além de ser uma recomendação do Ministério da Saúde, as mulheres que já receberam esse acompanhamento trazem relatos de maior satisfação com o parto. Mas afinal, o que é uma doula?

Adriana no parto do pequeno Davi

O significado da palavra Doula

Servir. Simples e bonito assim, essa é a definição da palavra Doula, que vem do grego “ a mulher que serve”. Antigamente este papel era feito por mulheres da família e da comunidade, que apoiavam e ajudavam a gestante no momento do parto. Com a mudança sociocultural, todo esse processo tomou um rumo hospitalar, e o papel de apoio voltou-se ao médico.

O que a Doula faz?

É muito disseminado que o parto é algo puramente biológico, e dentro disso são enaltecidos os processos patológicos, e que portanto, para atuar com a mulher nesse momento é necessário ser da área biológica. Mas muitos estudos vêm comprovando que o parto é um evento social e uma experiência humana, que merece uma atenção especial e muito respeito. Isso não significa que a atuação dos profissionais de saude seja desnecessária, muito pelo contrário, a função de cada profissional que dá assistência à mulher no parto é muito importante para assegurar o bem-estar da mulher e do bebê. Geralmente a gravidez e o parto acontecem sem complicações, e o atendimento fundamental baseia-se em instrumentos que humanizem esse momento. É aqui que entra o papel da Doula, que atua nas seguintes situações:

-Gestação: facilitando o acesso da mulher a informações que facilitem suas escolhas, esclareçam suas dúvidas e auxiliem na tomada de decisão para o parto que ela deseja; orientando na procura do profissional e da instituição que melhor poderão atendê-la; orientando a mulher para um melhor preparo físico e emocional.

-Parto: apoio emocional e físico para a mulher que incluem: massagens, ferramentas naturais que amenizem a dor e tragam maior conforto; estratégias para reduzir o estresse e proporcionar maior relaxamento; interface entre a equipe e a mulher e seu acompanhante

-Pós-parto: visitas à mulher e a sua família, oferecendo apoio, ajudando na amamentação e afins.

Parto na piscina

Fonte: biafotografia.com.br

Os benefícios que a Doula traz

São listados os inúmeros benefícios que a atuação da doula pode trazer, estes vão desde a diminuição das taxas de cesárea, diminuição de intervenções desnecessárias, menor uso de analgesia, alívio da dor, e etc. Mas, para mim, a melhor definição para o conjunto de benefícios relacionados ao papel da doula é: permitir que a mulher seja o sujeito principal da sua história. Isso significa trazer à mulher um protagonismo, onde todas as decisões tomadas nesse momento venham do seu desejo.

A relação entre pais e filhos está intrinsecamente ligada ao momento do nascimento, embora essa informação seja pouco preconizada. Para participarmos efetivamente da construção de um futuro melhor, é extremamente necessário que olhemos com mais atenção para as formas de nascer. A doula traz consigo o papel de informar essa mulher e deixar que, baseada em muita informação, ela faça a sua melhor escolha, aquela que carregará saudades do parto, fortalecerá o vínculo de pais e filhos e trará mais afeto para o começo da

vida.

O que é o apoio?

Apoio é incondicional. É escutar... Não julgar, não falar de sua própria história. Apoio não é dar conselhos... É oferecer consolo, um toque, um abraço...é zelar. Estamos aqui para auxiliar as mulheres a revelar seus sentimentos... Não para fazer os sentimentos desaparecerem. Estamos aqui para auxiliar a mulher a identificar suas opções... Não para escolher por ela. Estamos aqui para discutir os caminhos com a mulher... Não para caminhar por ela. Estamos aqui para auxiliar a mulher descobrir sua própria força... Não para deixá-la mais vulnerável Estamos aqui para auxiliar a mulher a descobrir que ela mesma pode se auxiliar... Não para assumir responsabilidades por ela. Estamos aqui para auxiliar a mulher a aprender com suas escolhas... Não para fazer com que seja desnecessário para ela fazer escolhas difíceis.

Anônimo

As informações aqui contidas foram baseadas na minha atuação como Doula, no livro Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher/ Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Área Técnica da Mulher. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001.; e na apostila do curso de Doulas ANDO (Associação Nacional de Doulas).

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Henrique Schwarz, 61,

4º andar, sala 56 (prédio da 89 FM)

Mídias Sociais

2017 por Aurora Mater

bottom of page