top of page

Segunda roda de conversa "Vozes Maternas, compartilhando e inspirando histórias"

Novamente inicio esse texto AGRADECENDO. Destinar um tempo para falar sobre maternidade, paternidade, primeira infância e as implicações emocionais disso tudo só nos mostra que sim, existem pessoas dedicadas e preocupadas em melhorar suas condutas e suas visões de mundo, para que a sociedade evolua nos cuidados destinados às famílias e aos nossos bebês e crianças.

Grupo do dia 17/05, por Chroma Foto

O objetivo do segundo encontro foi falar sobre cuidados emocionais aliado a corpo e mente. A apresentação trouxe explicações acerca das nossas emoções, como: definição de emoções; diferença entre emoções e sentimentos; onde surgem as nossas emoções; suas relação com nosso organismo interno e com o mundo externo; como as emoções aparecem na gestação; as melhores formas de trabalhar as emoções durante essa fase; os benefícios de falarmos de nossas emoções e etc.

Palestra sobre emoções, foto por Chrome Foto

Nossas emoções são importantes e fazem parte de todas as etapas da vida, falar sobre elas implica em um melhor autoconhecimento, peça chave para bons relacionamentos com os outros e conosco mesmo. Mas na gestação existe algo especial nesse assunto, pois devido as mudanças hormonais, nosso estado psicológico também é afetado, deixando a mulher em um momento mais vulnerável. A gravidez é um período onde muitos conteúdos que geralmente ficam escondidos, sobressaem e ficam na superfície, tornando o acesso as emoções (negativas e positivas) mais fácil. Muitos traumas, conflitos e outros podem ser mais facilmente trabalhados nessa fase.

Suka e Zion, foto por Chroma foto

Além desse processo de gestação, o momento pós-parto, chamado de puerpério, também causa mudanças abruptas e muitas mulheres relatam sentir fortes emoções, como: solidão, tristeza, abandono, medo e afins. Saber que essas emoções são normais nesse período ajuda a mulher e lhe dá liberdade para senti-las. Apoiar a mãe (e o pai, que também está inserido nesse universo e vivendo toda a mudança) nessa fase é crucial, e a maior ajuda é ouvi-la sem preconceitos.

Joaquim, foto por Chroma Foto

Não apenas dentro da gestação, maternidade e paternidade que o tema emoções precisa ser evidenciado, mas sim, em todos os momentos da vida. Criar o hábito de falar o que sentimos é propiciar para si mesmo um contato com o seu verdadeiro eu, aquele ser único que consegue trazer mais qualidade de vida para si e como bônus ter evidentes melhoras em todos os aspectos da vida, desde relacionamentos até na vida laboral. Para fixarmos bem o tema tivemos a participação da instrutora de Yoga, Carol Escobar, que orientou todos os participantes em uma prática linda e relaxante.

Além do relaxamento, a instrutora procurou trazer ao grupo posturas e movimentos indicados para o momento do parto. Algumas técnicas podem ser realizadas durante quase toda a gestação (a partir dos 3 meses completos e com orientação médica) e trazem benefícios para corpo e mente.

Prática de yoga com Carol Escobar, foto por Chroma Foto

Foi mais um momento de reflexão, compartilhamentos, inspirações e relaxamento <3 Agradeço de coração à todos que estiveram presentes e convido para o próximo encontro que será realizado no dia 31 de maio, às 19 horas no SESC. O tema será PARTO, acredito que o mais esperado entre as grávidas e grávidos. Venham, tragam suas dúvidas e contribuições.

Agradecimento especial à Carol Escobar, que destinou seu conhecimento e pode trazer mais relaxamento, movimento, alongamento e alegria a nossa roda;

Shari (DOCE TORTURA), que deixou o café muito mais saboroso com seus pães de cebola;

Pamela Machado, pelo olhar iluminado literalmente;

Vivian, que também levou seu olhar;

Leticia Pilz, que participou como fotografa também;

Marcia, técnica do SESC pela ajuda na organização.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Henrique Schwarz, 61,

4º andar, sala 56 (prédio da 89 FM)

Mídias Sociais

2017 por Aurora Mater

bottom of page