Terceira roda de conversa do grupo "Vozes Maternas", com o tema parto
Nascer parece ser algo tão natural tal como uma flor brota da terra, não é? Não aqui no mundo industrializado. Os pais precisam passar por diversas escolhas antes do parto, e para conseguir fazer escolhas boas para si mesmo e para o bebê é necessário ter preparação e INFORMAÇÃO.
O objetivo do nosso terceiro encontro foi trazer maiores informações a respeito dos tipos de parto: normal e cesariana. Levantar informações não significa induzir escolhas, tampouco, citar o "melhor" ou o "pior" tipo de parto, pois, isso depende de um conjunto de valores e crenças da mulher. Repassar conhecimento atualizado e embasado em ciência diz respeito a transmitir maior liberdade á mulher, ajudá-la nesse momento tão vulnerável e único e a empoderá-la.
Inspiramos o encontro no documentário brasileiro "O renascimento do parto" (que traz a realidade dos partos ocorridos sobretudo, no Brasil) e em relatos maravilhosos, emocionantes e verdadeiros das diferentes experiências vividas pelos participantes. Além de auxiliar as gestantes na busca do melhor para elas e seus bebês, os relatos são desabafos quando o parto não ocorreu do jeito que a mulher planejou. De partos naturais domiciliares a cesáreas eletivas, cada fala contribuiu para informar e conscientizar os participantes.
Ficou bem claro que, para saber qual a melhor decisão tomar, é preciso ir além dos cuidados clínicos e físicos, uma vez que o parto é também um evento social e emocional. As mulheres que cuidaram de seus aspectos emocionais relataram que se sentiram mais motivadas a encarar o parto de forma mais positiva, mesmo tendo que lidar com desconfortos físico das contrações. Assistir partos e ler relatos de outras experiências também é um caminho para uma escolha informada. Livros, documentários e o constante contato com outras mulheres ajuda muito. A experiência de quem contratou a Doula (quem serve a mulher durante todo processo de gestação, parto e pós-parto) trouxe a importância desse atendimento tanto para fazer a escolha do parto, quanto para o momento do nascimento.
Saber da história dos nascimentos é muito importante para desmistificar alguns acontecimentos e perceber como o uso da tecnologia foi incorporado a esse momento sagrado. Conhecer sobre sua própria história de nascimento é uma informação valiosa, pois algumas de nossas escolhas tem um peso muito maior do que podemos nos dar conta, envolvendo as escolhas dos nossos antepassados, as quais podem nem sempre representar o que queremos para nós hoje.
Por fim, parto exige planejamento. O instinto é responsável pelo ato em si, entretanto, voltamos a lembrar que o parto não é apenas um evento fisiológico, e traz consigo construções sociais, emocionais, espirituais, teorias, gerações. É um momento único, lindo, emocionante e memorável. A intenção é que essa memória seja saudosista e a MELHOR experiência possível. Portanto, planejamento faz parte. Listo a seguir algumas orientações que tivemos durante a roda:
- Autoridade sobre o próprio corpo
-Saber o que é, os estágios, os benefícios/malefícios de cada tipo de parto
-Consciência do que o parto representa para você, família e bebê
-Contato com suas emoções
-Ouvir histórias de partos, saber sobre seu PRÓPRIO nascimento
-Consciência corporal (parto instintivo - quando você conhece seu próprio corpo)
-Escolha dos profissionais que irão assistir o parto
-Escolha do local (nem todo parto humanizado precisa ser feito dentro de casa na banheira. A cesárea também pode ser humanizada!)
-Conhecer as indicações REAIS da cesárea
-Conhecer as intervenções e suas reais necessidades
-Trazer o companheiro para ter contato com isso tudo
Discutimos cada ponto e um pouco mais! No próximo evento vamos falar um pouco da DOR do parto, ressignificá-la, estratégias para amenizá-la, substituição do termo dor e outros. Será dia 21 de junho, às 19 horas no SESC. Lembrando que o evento é GRATUITO, basta levar identidade e comprovante de residência e fazer a inscrição no dia do encontro mesmo. Se você perdeu esta roda e quer saber mais, envie um e-mail para mim e conversamos! Não deixe de se informar :)
Se você foi ao evento, deixe seu comentário para que possamos evoluir sempre!
Gratidão <3