top of page

O que é psicoterapia?


O que é psicoterapia?

Semana da Psicoterapia

1. O que é psicoterapia? #SemanadaPsicoterapia

23-Oct-2017

Psicóloga

Karina Remisio

O termo psicoterapia tem origem do grego psykhē - mente, e therapeuein - curar; sendo assim um tipo de terapia cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental. A psicoterapia pode ainda ser definida como um processo focado em ajudar indivíduos, casais ou grupo de pessoas a resolver conflitos e questões emocionais.

A função do psicólogo não é dar conselhos ou “receitas prontas” sobre o que deve ser feito, mas sim, proporcionar ao indivíduo uma escuta qualificada e imparcial, e a partir disso, caminhar lado a lado com o mesmo, para que seja possível ressignificar algumas questões relacionadas às queixas apresentadas, e aos conflitos internos de cada indivíduo e de seus relacionamentos. O psicólogo busca compreender a forma pela qual o indivíduo trata essas questões, proporcionando reflexões diante dessa forma, possibilitando assim encontrar novas possibilidades de ação e de mudanças, sempre almejando o bem estar e qualidade de vida de cada paciente.

Qual a diferença entre um Psicólogo e um Psiquiatra?

Muitas pessoas se confundem na hora de escolher entre um psicólogo ou um psiquiatra, visto que ambos estudam a mente humana e fazem diagnóstico e tratamento de transtornos mentais. Abaixo estão listadas algumas diferenças entre esses dois profissionais:

Psiquiatras:

  • Possuem formação em medicina e especialização em psiquiatria;

  • Estudam a parte orgânica dos transtornos mentais;

  • Prescrevem medicações;

  • Podem ser encontrados em consultórios particulares, ambulatórios e/ou hospitais (especializados ou não em saúde mental), e demais instituições da Rede de Atenção Psicossocial além de outros locais.

Psicólogos:

  • Possuem formação em psicologia, além de cursos de pós graduação e de formação;

  • Também estudam a parte orgânica dos transtornos, mas por não serem médicos, não prescrevem medicamentos;

  • São os únicos a realizar o psicodiagnóstico, uma forma especializada de “avaliação psicológica”

  • Além dos transtornos psiquiátricos, estão aptos a trabalhar outras questões de cunho psicológico e emocional;

  • Psicólogos também podem atuar em clínicas particulares, ambulatórios, hospitais, na Rede de Atenção Psicossocial, em empresas, no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), escolas, ONGS, departamentos de trânsito (como o DETRAN por exemplo), entre outros diversos lugares. Raramente você irá passar por algum lugar que não tenha pelo menos um psicólogo.

Esses dois profissionais muitas vezes trabalham em parceria, então caso identifiquem a necessidade de encaminhamento ele é realizado. É importante ressaltar que o tratamento combinado entre medicação (quando necessário) e psicoterapia possui resultados mais efetivos, visto que estudos tem apontado que a medicação por si só não cura aquilo que leva ao sintoma orgânico, sendo necessário tratar tanto esse aspecto quanto o aspecto psicológico.

Ficou em dúvida sobre qual profissional procurar? Aqui vão algumas dicas:

  • Não faça automedicação. Se considerar que é necessário o uso da medicação, consulte um psiquiatra para que ele possa lhe orientar.

  • Seus sintomas interferem de forma negativa em seu trabalho ou em suas relações? Tanto o psiquiatra quanto o psicólogo podem lhe ajudar.

  • Saiba que a medicação sem a psicoterapia é como “tampar o sol com a peneira” Tratar os sintomas sem tratar as causas fará com que eles voltem em breve.

  • Está motivado a conhecer melhor a si mesmo e a partir disso promover mudanças? Procure um psicólogo.

O processo terapêutico leva tempo e exige disponibilidade física e emocional, bem como empenho e paciência. Apesar disso, pode mudar seu jeito de enxergar a si mesmo e promover mudanças em sua vida. Procure um profissional devidamente credenciado ao Conselho Regional de Psicologia ( CRP) e de preferência ao profissional com o qual você se sente respeitado e acolhido. Caso isso não aconteça com o primeiro profissional, não desista de encontrar outro, muitas vezes é possível que não encontremos de primeira tentativa.

A Semana da Psicoterapia foi uma iniciativa das Parceiras do site Saúde das Emoções, em busca de esclarecer as dúvidas que ainda pareiam a Psicologia e o ato de fazer terapia com um Psicólogo. Do dia 23 de outubro ao dia 30, iremos publicar textos, vídeos e imagens todos os dias, esclarecendo suas questões, buscando quebrar de vez a vergonha em fazer terapia!

Saiba TUDO sobre esta semana incrível !


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page