Pais participativos e seguros= filhos mais felizes. Como a psicologia pode te ajudar
O que faz um psicólogo parental?
Não é preciso ser pai e mãe para perceber que educar os filhos não é uma tarefa fácil. Observamos constantemente as crianças e suas interações familiares por aí: no supermercado, no shopping, no cinema, etc...
Como sociedade estamos longe de saber lidar com situações que por vezes "saem do controle". Então, como espectadores julgamos os pais, e como pais nos sentimos as vezes sem respostas, perdemos a paciência e agimos de uma forma não tão boa assim.
São esses momentos que alertam a falta de valorização da primeira infância, uma fase comprovadamente decisiva para toda a vida.
Mas a boa notícia é que desde algum tempo estudiosos começaram a se debruçar sobre as relações familiares, e entre elas, a interação dos pais com os seus filhos. O meu interesse aqui é compartilhar um pouco dessas observações para ajudar você, pai e mãe, a se tornarem mais seguros na criação dos pequenos.
Começo lançando a reflexão: para tudo, ou quase tudo na vida lemos manuais, estudamos, conhecemos mais e melhor daquilo que queremos aplicar. Para usar com eficiência um eletrodoméstico é preciso ler o manual. Para ter uma profissão e praticá-la adequadamente, é preciso estudar, no mínimo, 4 ou 5 anos.
Mas para ser pai e mãe agimos seguindo instintos. É claro que a natureza é sábia e age da melhor forma possível nos orientando. Mas quando lembramos que não somos apenas seres biológicos faz sentido pensar que é preciso mais que "seguir o instinto" para exercer essa função. Não é? Temos o construto social, com regras de variadas formas, desde a forma de como nos comunicamos até a maneira como nos portamos em sala de aula. E para isso é necessário o processo de APRENDIZAGEM. Conhecer o desenvolvimento infantil, os comportamentos e o principal: procurar o autoconhecimento!
Ser pais seguros e participativos requer muito, mas vale a pena. Essa atuação equilibrada transforma a vida de nossas crianças de forma positiva, trazendo mais autonomia, autoestima, autoconfiança, alegrias, etc. E como realizar essa educação "melhorada"? Alguns profissionais podem te ajudar, como o psicólogo parental, que trabalha diretamente na orientação de pais e no direcionamento das crianças.
A cada semana vou postar aqui algumas dicas que possam facilitar todo esse processo da maternagem/paternagem baseada em princípios da educação positiva (:
Aceito sugestões, críticas, dúvidas e dicas para melhorar sempre a minha forma de trabalho, que é feita por e para vocês!
Com carinho, Elaine Magalhães